Tipos de Intercâmbio Barato!

Tipos de Intercâmbio BARATO!

Antes de qualquer coisa, vou logo dizendo que esse post não é pra quem tem um estilo de vida igual o Rei do Camarote ou Val Marchiori... cheio de dinheiro sobrando e só ostentação! Não! Vim aqui aqui mostrar para vocês que tudo é possível com um pouco de pesquisa e trabalho duro. É a minha série sobre Intercâmbio BARATO!



Desde os 15 anos eu sempre sonhei em passar 1 ano na Irlanda estudando Inglês. Infelizmente, os intercâmbios de um ano na Irlanda podem ser mais caros que um carro popular!!! :/ Desde então eu comecei a pesquisar os tipos de Intercâmbio mais barato. Segue então o TOP 5 Intercâmbio PECHINCHA!



5º TRABALHO (work experience)


Vamos começar a nossa lista com o não tão famoso intercâmbio de trabalho!! Muita gente acha que Intercâmbio é só para estudar, mas não, você também pode trabalhar no seu intercâmbio (dependendo da legislação do país que você for e do seu VISTO, é claro! Não vai me dar uma de Ilegal heim! Ai, ai, ai...). 
Claro que esse intercâmbio não é o mais barato de todos, principalmente se você for fazer por agência (tudo é mais caro por agência, por causa de uma coisa chamada LUCRO e COMISSÃO que elas tiram em cima de você), são raros os casos que os Intercâmbios por Agência são mais Baratos, nesse caso é preciso ver se a agência é de confiança, pois caso contrário, pode ser cilada, Bino! Mas isso é tema pra outro post.... 
O mais legal do Intercâmbio a trabalho é que em alguns casos você pode trabalhar pela sua estadia (trabalhar por refeições, um quarto ou uma cama em um quarto compartilhado...). Mas você deve estar se perguntando “Onde eu acho esses trabalhos maneiros?”, você pode encontrar nos sites de Agência ou ir sozinho nos próprios sites de trabalho em troca de refeições e estadia, como o site Worldpackers ( https://www.worldpackers.com/es ), existem vários tipos de trabalho em troca de estadia e você pode escolher o que se encaixa mais na sua personalidade ;)

Os Intercâmbios Profissinais também são bem legais. Em alguns casos a própria empresa em que você vai trabalhar já te fornece a estadia e também um salário! A Aiesec é uma ONG que faz esses tramites entre as empresas em outro país e os candidatos. E você pode ficar meses morando e trabalhando na sua área profissional em outro país! Não é um máximo? O melhor de tudo é que a Taxa da Aiesec é bem menor que a das Agências de turismo (não é o preço de uma banana, mas também não é o preço de um carro haha). Dê uma olhada lá no site deles http://aiesec.org.br/jovens/talentos-globais/?gclid=CNza2O6WwdQCFUZa







4º MOCHILEIRO (backpacker)




O  termo ‘backpacker’ significa literalmente ‘Mochileiro’. E o Mochilão é mais um estilo de viagem do que um Intercâmbio, mas se você é do tipo de pessoa que quer praticar um ou mais Idiomas e conhecer o máximo de lugares possíveis em tempo Record (ou não), mas não gosta de ficar preso a uma cidade só nem a uma sala de aula... O MOCHILÃO é a viagem ideal pra você e com certeza você nasceu para ser um mochileiro!  O mochileiro geralmente viaja da forma mais barata possível, se hospedando em Hostels, pegando carona, trocando voos por trechos por terra (por ser mais barato! Fica a dica ;), bebendo água da bica (que é tratada nos países desenvolvidos haha) e nos casos mais extremos dormindo até na praia para não pagar hospedagem (ouvi relatos) hahaha, mas tudo isso é opcional, é claro! Até porque o mochileiro organiza a própria viagem ou muitas vezes nem organiza, só coloca a mochila nas costas e sai pelo mundo buscando novas experiências e aventuras! Algumas agências de turismo vendem pacotes de mochileiro todo já no esquema, mas eu acho isso meio forçado... até porque agência cobra comissão e mochileiro quer economizar o máximo! Entende? Então deixo aqui um Manual do Mochileiro de 1ª Viagem de um Site de Mochileiros bem legal, para você ir se informando sobre o assunto J http://mochilabrasil.uol.com.br/blog/guia-do-mochileiro-de-primeira-viagem Você também pode procurar aqui no Blog várias dicas de como economizar nas viagens ;)




3º VOLUNTÁRIO (Volunteer)



Se você gosta de fazer coisas boas, ajudar as pessoas e contribuir para um mundo melhor, o Intercâmbio voluntário é o programa perfeito para você. E o mais legal de tudo isso é que geralmente as ONGs e os estabelecimentos já disponibilizam alojamento e refeição para os voluntários, então você já economiza com estadia e refeição ;) E assim como o intercâmbio de trabalho, existem vários tipos de trabalho voluntário que você pode fazer em diversas partes do mundo! Você pode ensinar Inglês e informática para crianças de países pobres, levar a cultura do seu país para crianças de países ricos, cuidar de elefantes resgatados do cativeiro.... e muito mais!

Mas preste bem atenção! Em alguns casos as taxas podem ser altas (principalmente em agências) para esse tipo de Intercambio, pois já é incluído uma doação em dinheiro para a Instituição na taxa a ser paga pelo voluntário... então fique atento! Uma ONG legal que também trabalha com voluntários é a Aiesec. E pelo o que sei, a taxa deles é baixa comparado as agências de Turismo/Intercâmbio. Dê uma olhadinha nas informações sobre Voluntários no site deles http://aiesec.org.br/jovens/voluntario-global/







2º INTERCÂMBIO SEM AGÊNCIA


O intercâmbio sem agência é beeeeeeeeeem mais barato pelo fato que você vai pagar os preços reais e não os preços repassados pela Agência. Claro que é bem mais trabalhoso, você precisa reservar os seus voos nos próprios sites das empresas aéreas, entrar em contato com as escolas nos outros países para pesquisar preços, ficar horas pesquisando o melhor preço de hotel/hostel/hostfamily.... mas vale muito a pena pagar os preços reais de tudo e você ainda vai ter o prazer de dizer que foi você que organizou tudo! Outro ponto legal é que você não corre o risco de sofrer um golpe por alguma agência duvidosa... Eu já economizei 3 mil reais organizando o meu intercâmbio por conta própria. Mas para fazer um Intercâmbio sem agência, é preciso muita atenção e pesquisa. Por isso eu vou fazer um outro post só sobre isso com passo-a-passo para você fazer o seu!






1º AU-PAIR


Eu sou meio suspeita para falar né... mas com certeza o Intercâmbio mais barato é o nosso queridíssimo Au-pair. Você irá morar em outro país, na casa de uma família nativa e vai ser parte desta família. Como au-pair você irá trabalhar algumas horas por dia ajudando a família com as crianças e terá direito a um quarto, todas as refeições, um pequeno salário (que eles chamam de mesada), ajuda para pagar o curso que você desejar fazer, seguro saúde e dependendo do país alguns outros benefícios. O au-pair NÃO é um faxineiro ou babá. O foco do programa é ser parte da família como um irmão mais velho, e como parte da família é normal que você faça algumas tarefas domesticas (SIMPLES). É possível ser au-pair em vários países como EUA, Chile, Holanda, Alemanha, Bélgica, França... Em algum desses países é obrigatório ter suporte de uma Agência de Intercâmbio como nos EUA.

O motivo de eu ter escolhido o Au-pair em primeiro lugar é que eu conheço algumas pessoas que não pagaram nada, nem a taxa do visto! Família hospedeira quis pagar tudo, mas esses casos não são muito comuns... De qualquer forma, o intercâmbio de au pair é muito barato! Eu mesma só paguei o voo e o visto ;)



E ai? Já decidiu qual desses Intercâmbios é o seu? Fique esperto porque eu estarei dando muito mais dicas sobre viagens e idiomas :D


Inscreva-se no canal, cliando AQUI, para mais conteúdo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise aqui no blog