ECONOMIZE! Intercâmbio e Viagem SEM AGÊNCIA!

ECONOMIZE! Intercâmbio e Viagem SEM AGÊNCIA!


Economizar é um dos muitos motivos para você fazer um intercâmbio ou viagem internacional sem agência. Imagine pagar os preços reais em toda a sua viagem! Sem ninguém tendo lucro nas custas do seu bolso! Vim mostrar para vocês mais uma vez que é possível sim realizar o seu sonhos de viajar! E não precisa ser rico! Basta um pouco de conhecimento, um pouquinho de planejamento e trabalho! E tudo se torna possível!!!

Para ficar mais fácil de entender, primeiro vou explicar a função da Agência de Intercâmbio/Turismo na sua vida. A agência faz todo o trabalho de montar o seu roteiro de viagem, fazendo reservas de voo, hospedagem, passeios, contratando seguros, reservando pacotes de estudos (se você for fazer um intercâmbio), aconselhando o que fazer ou não fazer.... e se você tiver algum problema, a agência pode te ajudar e dependendo do problema, a agência se encarrega em resolver. Você "não tem trabalho" quando compra sua viagem por uma agência, mas nem tudo são flores... O ponto negativo é que comprar um pacote de viagem internacional ou um intercambio por uma agência (principalmente um Intercâmbio) pode ser mais caro que tirar um carro zero da concessionária! Existe uma coisa chamada COMISSÃO e LUCRO que todas as agência tiram do seu bolso e isso dói!!! E na pior das hipóteses, você pode pagar caro para a agência acabar não fazer o trabalho direito (e acredite, isso acontece com frequência! Já aconteceu comigo 2 VEZES!!! >:( ) Por isso, se for escolher fazer a sua viagem por uma Agência, pesquise bastante e tenha certeza de que essa agência é de confiança. Não escolha a sua agência só pelo preço, você pode acabar se dando bem mal ... :/

Mas se você quer economizar e fazer um Intercâmbio ou viagem sem agência, preste bastante atenção nas minhas dicas ;)


1º PASSO - ANTECEDÊNCIA

Lembra que eu falei de planejamento la no começo? Então, planejamento não combina com pressa... De forma alguma faça uma viagem ou Intercâmbio sem Agência com pressa e sem planejamento! Por mais excitante que seja se imaginar fora do país, tirando altas sefies... Tudo tem grandes chances de dar errado se você resolver dar uma de foragido! Não faça isso!




2º PASSO - ESCOLHA O SEU OBJETIVO

Você quer aprender um idioma específico? Fazer um curso específico? Ou só dar uma de turista? Escolha o seu objetivo e trabalhe em cima disso. Se for conhecer um país, já comece pesquisando um pouco sobre e assistindo videos no youtube. Isso vai te deixar mais preparado. Se for aprender um idioma, pesquise em quais países esse idioma é falado e talvez você até encontre um país onde o custo de vida é mais baixo, consequentemente os seus gastos também vão ser, hehehehe.... E assim por diante! Por exemplo, é mais barato aprender Inglês na Africa do Sul, em Cape Town (Cidade do Cabo), onde a moeda é baratíssima, mas a cidade é maravilhosa! Pesquise sobre Cape Town e você vai se surpreender! Fica a dica!



3º PASSO - TIRE SUAS DÚVIDAS EM UMA AGÊNCIA DE TURISMO/INTERCÂMBIO

"Ué, como assim?" você deve estar pensando isso né? Mas é isso mesmo! Antes de realmente decidir fazer o seu Intercâmbio/Viagem sem agência, vá a todas as agencias possíveis ou contate por e-mail ou site. Dê uma de "João sem braço" e peça informações sobre o tipo de Intercâmbio que você quer fazer. Tire todas as suas dúvidas mesmo. Peça um orçamento e pergunte bastante como se você fosse comprar. Sim! Atue como se estivesse na globo... Pergunte qual o país mais barato para o seu tipo de viagem, qual época do ano é mais barata para viajar, pergunte o nome dos hotéis disponíveis (se for turismo), pergunte o nome das escolas na região (se for Intercâmbio), pergunte se você irá precisar de algum serviço específico naquele país como seguro de viagem, seguro de saúde, aluguel de carro... Pergunte também sobre visto e requisitos para requeri-lo. Se a agência trabalhar com passagens aereas, peça um orçamento. Pergunte TUDO POSSÍVEL. Guarde todos os e-mails, orçamentos e qualquer outra informação que a agência lhe fornecer.

OBS: Não se sinta culpado em pedir informação sem a intenção de comprar, até porque você pode achar uma oferta muito boa em alguma agência e acabar comprando... ou conseguir alguma informação relevante, mas cuidado! Não acredite em tudo que eles falam. Confirme as informações em outras agências e pesquisa na internet também. É o dever da Agência informar, mas é o seu pesquisar.


4º PASSO - FAÇA SUA PRÓPRIA PESQUISA

Lá no começo do post eu disse que a agência sempre cobra comissão e outros lucros em cima dos valores. Mas como agora você já tem o nome de todos os hoteis, escolas e já sabe de todos os serviços que vai precisar, você já pode fazer a sua própria pesquisa.

ACOMODAÇÃO

No caso de Hotéis, você pode achar os mesnos hoteis por preços mais baratos em sites como Trivago, Tripadvisor, Booking ou no próprio site do hotel. As vezes as agências conseguem preços melhores por conseguirem vender em grande quantidade, mas isso é mais difícil de acontecer... então fique esperto e compare bem! Você também pode procurar a localização desses hoteis no google maps e verificar se há algum outro Hotel mais interessante por perto com melhor preço ou com uma localização melhor.
Se ainda não encontrar algo que lhe agrade, você também pode procurar por quartos e apartamentos no Airbnb (também é um site). Acredite, alugar um quarto ou apartamento pelo Airbnb, em alguns casos pode ser bem mais barato do que um Hotel ou Hostel. Principalmente no caso de um Apartamento que você pode dividir com amigos ou parentes, rachar a conta  e ainda ter bastante espaço ;)



ESCOLAS

Faça o mesmo procedimento se você for fazer um intercâmbio. Pesquise o nome das escolas no google, entre nos sites e pesquise o preço dos cursos que você quer fazer. Em alguns casos os valores não ficam disponiveis e você tem que mandar um email pedindo informação. Mas e se eu quiser estudar francês e a escola for na França? Tenho que mandar um email em francês? Claro que não! Se você sabe falar Inglês, mande um email em inglês mesmo na base do "How much?" e ta bom! haha E se não souber falar Inglês, pergunte ao Tio Google Tradutor. Hoje em dia todo mundo fala Inglês, principalmente nos países desenvolvidos, além disso, essas escolas para estrangeiros já estão acostumados a receber falantes da Lingua Inglesa :)



No caso de Intercâmbio, as escolas geralmente fornecem acomodações para os alunos em Campus Estudantil ou em Casa de Famílias nativas quando o aluno quer realmente se aprofundar no idioma. No entanto, se a acomodação da escola estiver muito cara, você não é obrigado a se acomodar lá. Você pode comprar o curso e se acomodar em qualquer outro lugar mais barato. Neste caso, siga as minhas dicas de acomodação no começo deste 4º PASSO, pesquise por Hoteis, hostels, quartos ou apartamentos, mas se você quer ter a experiencia  de passar a seu Intercâmbio morando com uma familia nativa e se aprofundando mais no Idioma, você pode alugar um quarto em casa de família no site Homestay. Dê uma olhadinha nesse site Homestay e você ficará surpreso com os valores. O melhor de tudo é que nesse site você pode ler sobre a família, as regras da casa, ver fotos da casa e do quarto de hospedes e você ainda pode anunciar a sua viagem e receber varias ofertas de hospedagem dessas famílias!



ENTRETENIMENTO

Antes de decidir como você vai se hospedar e/ou em qual escola você vai estudar, preste bem atenção na localização desses estabelecimentos. Veja o que você pode fazer por perto, por exemplo: restaurantes, boates, bares, museus... Evite acomodações (hotéis, hostels, casa de família) e escolas distantes e mal localizadas, você com certeza não vai querer ficar ilhado no meio do nada e gastando dinheiro alugando carro ou taxi. Prefira estabelecimentos perto de estações de trem, metro... Veja se existe linhas de ônibus e Uber na cidade que você escolheu, o serviço de Uber costuma ser bem mais barato fora do país. Você pode conferir tudo isso pelo google maps!


5º PASSO - PASSAGENS AÉREA

Para ter uma ideia de quanto você irá gastar com as passagens, entre nos sites das companhias aereas e pesquise a data mais barata ou o período em que você vai estar disponível para viajar, mas lembre-se, se você quer pagar barato na passagem aerea, é importante pesquisar com antecedência e ser flexível com as datas. Por exemplo, mês passado eu estava procurando uma passagem para a Europa para o dia 31 e acabei achando uma 700 reais mais barata para o dia 1! 700 reais de economia por causa de 1 dia de diferença kkk chega a ser ridículo! A minha sorte foi que eu pude ser FLEXÍVEL!



6º PASSO - SEGUROS

Parece desnecessário, mas nunca se sabe quando algo de ruim pode acontecer, então não dispense o seu seguro de saúde e viagem, até porque em alguns países você não passa pela imigração sem um seguro de saúde válido. Infelizmente, não existe UPA fora do país. Mas não se irrite, você pode comprar o seu em qualquer agência de turismo e também pode encontrar seguros baratíssimos na internet. Preste bem atenção nas clausulas do seguro e veja se encaixa no seu bolso e na sua viagem :)



7º PASSO - VISTO E REQUISITOS

Se você entrou em contato com a agência de turismo ou Intercâmbio, você com certeza já esta por dentro do processo do visto. Mas por via das dúvidas é sempre bom entrar no site do consulado do país que você pretende ir.Você sempre pode conseguir boas informações no consulado :)

OBS: Para a própria segurança do viajante, alguns países exigem uma quantia de dinheiro (que eles julgam ser suficiente) comprovada para se manter no país. dependendo do país, sem essa quantia você nem passa pela imigração no aeroporto e acaba sendo obrigado a voltar para casa... Fique atento!



8º PASSO - FAÇA SEUS CALCULOS

Agora, você já tem tudo o que é preciso para começar a montar o seu roteiro. Sugiro que você faça várias tabelas comparando todos os preços, vantagens e desvantagens. O segredo de tudo isso é a COMPARAÇÃO. Faça tudo com calma, mas lembre-se que os preços podem variar de acordo com a época do ano e principalmente por causa do Dollar, Euro, Real ou da moeda local. Por isso nunca faça cálculos exatos, sempre calcule um valor um pouco a cima do valor real e esteja sempre atualizando as suas pesquisas para você não tomar um susto caso os preços aumentem depois.



9º PASSO - VEJA SE OS NÚMEROS BATEM

Depois que você analisar bem todas as suas tabelas e já tiver ideia dos custos, veja se tudo cabe no seu seu orçamento. Além dos custos, você também precisa se preocupar em levar uma quantia extra para caso ocorra alguma emergência e também para alimentação, entretenimento e para comprar as lembranças dos parentes (hahaha..)


Se os custos não cabem no seu orçamento, você tem 3 opções: 1- Esperar um pouco mais e juntar mais dinheiro 2 - Refazer as suas pesquisas em países diferentes 3 - Escolher um tipo de Intercâmbio/viagem mais barata (já fiz um post aqui sobre  Tipos de Intercâmbio Barato, dê uma olhadinha ;)
10º PASSO - PRIMEIRO SEMPRE O MAIS INSTÁVEL

Depois que todo o seu roteiro encaixar no seu orçamento e você estiver certo de tudo, comece a fazer as reservas usando a regra "os mais instáveis primeiro". Você sempre começa reservando o item que tiver o preço mais instável, que no caso são as passagens aéreas que  podem triplicar de valor de um dia para o outro. Em breve farei um post com dicas de como comprar passagens baratas :)

Não faça reservas de acomodação ou curso antes de comprar as passagens. Se o fizer, você corre o risco de ter que pagar muito caro só para conseguir embarcar na data certa, e se você não puder comprar uma passagem cara, vai acabar perdendo alguns dias da sua viagens...

Reservou as passagens e a acomodação? Agora você pode reservar o resto do serviços necessarios como seguros e passeios...

Mas e o Visto? Caso o país que você vá necessite de visto, você precisa olhar os requisitos para solicitá-lo. Geralmente, você precisa ter as passagens de ida e volta, as reservas de acomodação e os seguros para solicitar o seu visto. Por este motivo, é essencial que você faça tudo com meses de antecedencia. Em caso do seu visto ser negado, você não vai perder as suas reservas e irá poder solicitar o seu visto novamente até conseguir.

RESUMO DE AÇÕES

1º- Comprar passagens 2º- fazer reservas de acomodação e curso 3º- comprar seguros e reservar passeios 4º - Solicitar visto 5º - Pé na estrada!


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Use e abuse da internet e das redes sociais. Entre em grupos de viagens, viajantes e mochileiros. Faça perguntas. Com certeza você ira encontrar alguém que já fez a mesma viagem que você e pode te dar muito mais dicas! E lembre-se, com antecedência, pesquisa e comparação você vai longe!







Share:

0 comentários

Pesquise aqui no blog